O Outubro Rosa é uma campanha anual que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês, diversas instituições abrem espaço para o assunto e apresentam diversas atividades para o público feminino, sendo um papel primordial para a campanha obter cada vez mais apelo e conhecimento geral sobre a doença.
O câncer de mama se desenvolve quando ocorre uma modificação de alguns trechos das moléculas de DNA, o que causa um aumento das células incomuns que formam o cisto. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ele é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e sendo um dos tipos mais comuns diagnosticados.
Dentre as principais causas de mortes em mulheres por câncer no mundo, o de mama se encontra na segunda posição. No território brasileiro é ainda pior, sendo esse tipo de câncer o que mais causas mortes, segundo o INCA.
Dentre os diversos sintomas que está doença apresenta podemos destacar: o inchaço de uma parte da mama, nódulo único endurecido, irritação de uma parte da mama, vermelhidão na pele, retração da pele ou do mamilo e linfonodos aumentados.
É de suma importância, saber que a doença no seu primeiro estágio é assintomática, ou seja, a pessoa não sabe que está com câncer por não apresentar qualquer tipo de alteração de início. Desta maneira, o exame prévio é primordial para a constatação da doença.
Significativo ressaltar que toda mulher na idade de 20 a 40 anos deve procurar um médico especialista a cada dois anos para realizar um exame. Mulheres com mais de 40 anos devem procurar o médico a cada ano. Câncer de mama tem tratamento e quantas mais pessoas procurarem ajuda médica mais desmitificada será essa doença.