O Setembro Amarelo é o mês de prevenção contra o suicídio, que segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) são 12 mil casos de suicídio todo ano no território nacional. Ocorrências que estão cada vez mais afetando os jovens pela depressão causada pela turbulência emocional que muitos passam na adolescência e no começo da vida adulta. Outros fatores relacionados estão os transtornos mentais, e o uso excessivo de substâncias.
A depressão sempre foi um problema recorrente em diversas pessoas. Perda do emprego, realização de um trabalho que não se encaixa, problemas familiares e desilusões ao longo da vida, são alguns dos muitos quesitos em que a depressão pode surgir e abalar completamente a vida. Essa doença, que já foi declarada com o mal do século, agi de forma silenciosa sem transmitir qualquer sintoma prévio ou remédio de prevenção. Aliado a pandemia que deixou todos presos dentro de casa, ajudou de uma certa forma a depressão de atingir um grande público que desenvolveu a ansiedade da resolução rápida da Covid-19 que impulsionou a depressão junto do confinamento.
O suicídio é a pior causa de todas as doenças citadas. Ela será a última alternativa para a pessoa que está passando por grandes problemas emocionais sem o acompanhamento profissional e familiar. A prevenção ao suicídio não é uma tarefa fácil, visto que, o indivíduo se encontra com total certeza de que irá retirar sua vida por algo que não está mais aguentando ou controlando. Mas, existem algumas questões a serem tomadas que ajudaram, como:
Participação escolar
A escola sempre foi um ótimo ambiente para fazer amigos e esquecer um pouco dos problemas que nos cercam ao passar o tempo com os amigos. Toda escola hoje também é capacitada de psicólogos que rapidamente diagnosticam qualquer problema que surgir e alertam aos familiares.
Espiritualidade
Toda pessoa precisa de uma religião ou crença em algo. A fé dará um sentido e um aconchego nas horas mais difíceis, tendo sempre uma citação ou cântico que irá penetrar na mente e no coração.
Superação
Característica essa que é o ponto forte para superar obstáculos que possam surgir. Junto dos psicólogos a superação pode vir a ser desenvolvida por qualquer pessoa, com a finalidade de amadurecer cada vez mais a mente de cada um.
O acompanhamento psicológico está entre as melhores opções. Ter um profissional ao seu lado que irá te escutar e entender tende a fazer total diferença na vida de todos. Muitos ainda possuem certo preconceito e não veem com bons olhos esta prática que acaba por gerar mais casos depressivos que podiam ser resolvidos por estes profissionais.
O psicólogo vai atuar em alternativas para amenizar o sentimento de melancolia, derrotismo, desesperança, fragilidade emocional e muitas outras sensações que ocorrem durante a doença. Para atingir a total resolução o paciente terá que ter paciência e persistência no qual farão total diferença para chegar ao objetivo final.
Fique perto de quem ama e sempre procure fazer atividades que goste. Sua saúde mental realmente importa, faz toda a diferença na sua vida! Se está passando por problemas que te abalam diariamente, não deixe de procurar ajuda!